jun 05 2012

Configurando o RRD Stats – Primeiros passos

Ola galera, beleza?

Dando continuidade a série “Primeiros passos”, agora vou mostrar como configurar o RRD Stats. Primeiramente você deve instalar o RRDTool(LINK) e em seguida o RRDStats(LINK).

Não sabe instalar um addon? Clique aqui

Agora acesse o link “RRD2Stats package” no menu addons do webadmin. E agora acesse o “editar” do link, como esta destacado na figura abaixo:

Agora siga esses passos:

1. Configure a placa de rede que recebe a internet. (Geralmente é a “eth1″)
  2. Configure a velocidade de upload do link de internet, configurado em kbps.
  3. Configure a velocidade de download do link de internet, configurado em kbps.
  4. Nomeie o link de internet. (Espaços serão substituídos por underlines)
  5. Confirme as alterações clicando no botão “Enviar”.
Retorne a lista, e siga as próximas etapas:
  1. Na opção “Enable RRD interface?“, ative-a, selecionando a opção “YES”.
  2. Na opção “Internet gateway IP address“, insira o ip do gateway de seu link principal, ou outro ip que você considere importante para o funcionamento de sua rede.
  3. OPCIONAL. Na opção “Change RRD database to /partition?“, ative-a, selecionando “YES”, caso você deseje que as informações coletadas sejam salvas e resgatadas a cada reinício do sistema.
  4. OPCIONAL. Na opção “QOS tracking enabled?“, selecione “YES” para que sejam gerados os link e gráficos do qos de cada cliente. Ou selecione “Subnet” para que os gráficos de uso do cliente sejam gerados pelos cadastro de sub-redes. ATENÇÃO: Não é possível fazer uso de ambas as opções simultaneamente.
  5. Confirme suas alterações clicando no botão “Enviar”.
Agora você pode retornar a lista e verificar os gráficos clicando no link “Show RRDStats interface” no menu lateral direito.
Depois de algum tempo você pode visualizar os dados, segue o resultado:
Navegue pelas opções do menu esquerdo e explore os dados que são dispostos a você pelo addon. Para voltar ao sistema, clique no link “Back to SmartRouter”, o qual esta destacado na imagem acima.
Para criar gráfico de seu segundo, terceiro ou quarto link de internet, ou até mesmo criar um gráfico para monitorar a rede local ou dmz, acesse o link “Add new ethernet graphic” no menu direito no painel principal do rrdstats, destacado na imagem abaixo, e seguir os passos desse post que é descrito na hora da configuração do seu primeiro link. E também caso esteja tudo certo, salve as configurações clicando no botão vermelho acima, o qual também esta em destaque na figura abaixo.
E é isso aí galera, agora vocês já sabem como fazer uma monitoração do roteador SmartRouter.
Qualquer dúvida, comentem!
Grande abraço e até a próxima.

fabiosammy

Graduando pelo curso de Ciência da Computação na Unicentro. Cativado pela área de redes de computadores, música e ambientes UNIX.

Link permanente para este artigo: http://www.smartrouter.com.br/press/2012/06/05/configurando-o-rrd-stats-primeiros-passos/