«

»

jun 03 2012

Imprimir Post

Porque só posso usar 5000MB(5GB) de cache?

Bem pessoal, a algum tempo atrás, o marcos do vale trouxe um belo exemplo de o porque utilizar até 5000MB(5GB) de cache no squid/lusca cache.

Marcos do Vale:

Você trabalha em um escritório. A sua função é ajudar seus colegas a encontrar informações, só que você é esperto, para toda informação que você encontra, faz uma cópia antes da entrega. Assim, se algum outro colega pedir a mesma informação, você já a tem a mão e não precisa sair para buscar de novo.

Os colegas te adoram por causa disto. Você parece um polvo, usando vários tentáculos para pegar as informações e fazer a entrega o mais rápido possível.

Você usa o espaço em memória RAM, digo, da sua mesa para organizar as cópias. Assim fica tudo a mão, quando alguém pede alguma coisa você não perde tempo. Só que as cópias vão tomando lugar em cima da sua mesa, até não ter mais espaço. Daí você começa a colocar no HD, digo, nas gavetas, aquelas informações que não são tão solicitadas. As gavetas também ficam cheias de cópias. Com isso você começa a melhorar sua forma de organização: as informações são descartadas caso não sejam mais solicitadas por um determinado período de tempo.

Seu chefe acha seu serviço e sua organização ótimos, e lhe dá 100 GigaBytes, digo, 100 arquivos de pastas supensas pra você poder guardar mais informações …

Bom, o resultado de tudo isto é que quando os arquivos 100 GigaBytes, digo, arquivos estiverem cheios de informações, você perderá mais tempo procurando as informações no HD, ops, nas pastas, do que buscando diretamente na fonte!

Abraços galera!

Sobre o autor

fabiosammy

fabiosammy

Graduando pelo curso de Ciência da Computação na Unicentro. Cativado pela área de redes de computadores, música e ambientes UNIX.

Link permanente para este artigo: http://www.smartrouter.com.br/press/2012/06/03/413/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *